top of page

Morre Ziraldo, aos 91 anos

Cartunista, jornalista, criador de “O Menino Maluquinho” e um dos fundadores de “O pasquim”, Ziraldo morreu na tarde deste sábado, 6 de abril, no Rio de Janeiro










Morreu na tarde deste sábado, 6 de abril de 2024, Ziraldo, aos 91 anos. O cartunista, ilustrador, desenhista, escritor, jornalista, criador de O Menino Maluquinho e um dos fundadores de O pasquim estava em sua casa, no bairro da Lagoa, Rio de Janeiro (RJ), e morreu dormindo.4



O velório será amanhã, dia 7 de abril, aberto ao público, na Associação Brasileira de Imprensa. O enterro também será neste domingo, às 16h30, no Cemitério João Batista, em Botafogo, na capital carioca.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932, na cidade mineira de Caratinga, onde ficou durante a infância.





Em 2022, quando Ziraldo completou 90 anos, o site do Itaú Cultural publicou uma reportagem em sua homenagem. Além de trazer dados sobre sua vida e carreira, a matéria reuniu depoimentos sobre o autor.


“O que explica o sucesso do Ziraldo é sua inquietude. Ele não para quieto. Se tem uma ideia, mesmo que seja em uma área que não domina, arranja um jeito de produzir algo ali”, disse o designer gráfico Luis Saguar, coautor do Almanaque do Ziraldo (2007), em parceria com Rose Araújo, em entrevista para o IC em 2022.

“Ziraldo é, acima de tudo, um comunicador que não se importa com barreiras ou fronteiras. Ele comunica. Acho que isso explica seu sucesso. Se é que os gênios como Ziraldo precisam de explicação, não é mesmo?”.

Posts Recentes

bottom of page